no tempo não longe daqui é um livro de histórias. Histórias que se entrelaçam em imagens, textos e diálogos. É um reconto fictício e documental da memória de muitas mulheres que concederam a narrativa de suas vidas. É um estudo sobre ser e se tornar mulher, desvelando como o passado ainda permanece em nós tanto em imagem quanto em gesto. É uma investigação sobre como o discurso da masculinidade  nos é imposto e colocado muitas vezes como verdade em nossa identidade. 

 

Foram muitas conversas com velhos, mulheres e homens, há mais de um ano, que me trouxeram até aqui. Ao mesmo tempo que me via sozinha ao desvendar um mundo que possivelmente conhecerei em breve, sabia que despendia meu tempo com memórias que seriam enterradas sem serem compartilhadas.

 

As mulheres despertavam em mim uma atenção especial. Me via nelas. Em seus traços, olhares e afetos. Em suas falas que de tão suas também eram minhas. Elas eram tudo aquilo que eu desejava e repudiava, aquilo que eu queria encontrar e repelir. 

 

Foi por elas, por mim,  e também por visitar inúmeros álbuns de famílias - não só da minha mas de dezenas de mulheres que compartilharam comigo seus arquivos fotográficos - que me incitei a questionar quem era eu como mulher, fora e dentro da imagem, e quem são as inúmeras mulheres que desconheço mesmo estando ao meu lado. 

 

Que nosso futuro possa ser pensado e re-elaborado por esse passado que está mais próximo do que imaginamos. 

trechos do livrono tempo não longe daqui